Um drone ucraniano FPV atingiu e destruiu um veículo blindado russo VPK-Ural a apenas 13 quilômetros da fronteira entre a Rússia e a Ucrânia. O incidente ocorreu próximo a um posto de controle perto do posto de gasolina Lukoil, na vila de Oktyabrsky, região de Belgorod.
+ Clique aqui para ver o vídeo
O ataque foi documentado e compartilhado pelo observador militar Tendar em sua conta no X (antigo Twitter), onde são visíveis as imagens do veículo sendo atingido. Conforme análise das imagens, o blindado estava equipado com uma proteção anti-drone que cobria o ninho de metralhadora do veículo.
O autor do vídeo também indicou que havia munição dentro do veículo no momento do ataque, o que pode ter contribuído para a intensidade da destruição observada.
Sobre o VPK-Ural
O VPK-Ural é um veículo blindado russo, resistente a minas, baseado no caminhão Ural-53099, apresentado ao público em 2019. Este modelo tem uma versão modernizada conhecida como AMN-590951, que possui proteção adicional para o motor e a carroceria com melhorias significativas contra balas e estilhaços. O compartimento de tropas desta versão pode acomodar até 9 pessoas, e ele é equipado com um ninho de metralhadora com uma Kord de calibre 12,7 mm no telhado.
O AMN-590951 pesa 14,5 toneladas, alcança uma velocidade máxima de pelo menos 100 km/h e tem uma autonomia máxima de 1000 km.
+ Veja mais vídeos sobre a Guerra na Ucrânia
Fotos e vídeo: Twitter @Tendar